Pro matre: arquivo e fontes para a história da maternidade no rio de janeiro Reportar como inadecuado




Pro matre: arquivo e fontes para a história da maternidade no rio de janeiro - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História, Ciências, SaúdeManguinhos 2011, 18

Autor: Maria Renilda Nery Barreto

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386138058016


Introducción



História, Ciências, Saúde - Manguinhos ISSN: 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil Nery Barreto, Maria Renilda Pro Matre: arquivo e fontes para a história da maternidade no Rio de Janeiro História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
18, diciembre, 2011, pp.
295-301 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386138058016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Pro Matre FONTES Pro Matre: arquivo e fontes para a história da maternidade no Rio de Janeiro Pro Matre: an archive and sources on the history of motherhood in Rio de Janeiro BARRETO, Maria Renilda Nery.
Pro Matre: arquivo e fontes para a história da maternidade no Rio de Janeiro.
História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.18, supl.1, dez.2011, p.295-301. Resumo Maria Renilda Nery Barreto Professora e pesquisadora do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro. Av.
Maracanã, 229 20271-110 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil renildabarreto@hotmail.com A quase centenária Maternidade Pro Matre, inaugurada em fevereiro de 1919, com a finalidade de prestar assistência a mães e crianças dos grupos sociais menos favorecidos, foi iniciativa do médico filantropo Fernando Magalhães e da feminista Stella de Carvalho Guerra Duval com apoio de senhoras da sociedade carioca.
Sua criação inseriu-se em movimento de assistência materno-infantil que a historiografia hoje chama de projeto maternalista, com base na ideia de que mãe e filho são culturalmente indissociáveis.
Ao apresentar as fontes existentes no arquivo institucional da Pro Matre, partilhamos possibilidades de pesquisa no campo da assistência materno-infantil...





Documentos relacionados