Estado informacional. implicações para as políticas de informação e de inteligência no limiar do século xxi Report as inadecuate




Estado informacional. implicações para as políticas de informação e de inteligência no limiar do século xxi - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Varia Historia 2012, 28 47

Author: Marta Macedo Kerr Pinheiro

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384434840004


Teaser



Varia Historia ISSN: 0104-8775 variahis@gmail.com Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Macedo Kerr Pinheiro, Marta Estado informacional.
Implicações para as políticas de informação e de inteligência no limiar do século XXI Varia Historia, vol.
28, núm.
47, enero-junio, 2012, pp.
61-77 Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=384434840004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Estado informacional implicações para as políticas de informação e de inteligência no limiar do século XXI* Informational state implications for information and intelligence policies at the beginning of the 21th Century Marta Macedo Kerr Pinheiro Professora Associada da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Av.
Antônio Carlos 6627,- Pampulha CEP 31270-010, Belo Horizonte, Minas Gerais martakerr@gmail.com martapinheiro@ufmg.br RESUMO O artigo discute a redefinição do Estado que de burocrático passa a se denominar Estado informacional, um Estado que controla a informação e seus fluxos em uma nova forma particular de poder.
O problema é analisar como essas mudanças acarretam implicações na construção de políticas de informação e de inteligência.
A prioridade ao se construir políticas que sustentem esse novo formato de Estado é que ele nomeia-se pelo discurso da transparência, mas ainda reflete estruturas de autoridade detentoras de conhecimento, muito além de temas obrigatoriamente sigilosos como o da segurança nacional. Palavras-chave Estado informacional, política de informação, política de inteligência * Artigo recebido em: 07-02-2012.
Autor convidado. VARIA HISTORIA, Belo Horiz...





Related documents