Por uma práxis de enfermagem criativa e reflexiva Reportar como inadecuado




Por uma práxis de enfermagem criativa e reflexiva - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

MARTA LENISE DO PRADO ; KENYA SCHMIDT REIBNITZ ;Ciencia y Enfermería 2006, XII 2

Autor: PEDRO PAULO SCREMIN MARTINS

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=370441793003


Introducción



Ciencia y Enfermería ISSN: 0717-2079 rev-enf@udec.cl Universidad de Concepción Chile SCREMIN MARTINS, PEDRO PAULO; DO PRADO, MARTA LENISE; SCHMIDT REIBNITZ, KENYA POR UMA PRÁXIS DE ENFERMAGEM CRIATIVA E REFLEXIVA Ciencia y Enfermería, vol.
XII, núm.
2, diciembre, 2006, pp.
15-22 Universidad de Concepción Concepción, Chile Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=370441793003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 0717-2079 CIENCIA Y ENFERMERIA XII (2): 15-22, 2006 POR UMA PRÁXIS DE ENFERMAGEM CRIATIVA E REFLEXIVA* POR UNA PRÁXIS DE ENFERMERIA CREATIVA Y REFLEXIVA TOWARDS A CREATIVE AND REFLECTIVE NURSING PRACTICE PEDRO PAULO SCREMIN MARTINS**, MARTA LENISE DO PRADO*** e KENYA SCHMIDT REIBNITZ**** RESUMO Ensaio teórico, com base nas idéias de Vazquez (1977), acerca da práxis de enfermagem –entendida enquanto práxis social específica no âmbito das práxis de saúde.
Discute o significado da práxis e seus diferentes níveis, buscando compreender a práxis de Enfermagem como uma forma específica, identificando os seus elementos constitutivos.
Argumenta em favor de uma práxis criativa e reflexiva de Enfermagem, reconhecendo que esta se configura numa articulação teórico-prática, fundada no conhecimento científico; práxis social específica que se constitui pela relação entre diversos atores sociais.
Desta relação depende seu compromisso com a saúde do ser humano e da coletividade, com a preservação da vida; relação historicamente determinada –embora também determinante– pelo processo de produção em saúde, inserida numa relação mais ampla do respectivo modo de produção da vida em sociedade, por sua vez, principal determinante do processo de viver humano. Desc...





Documentos relacionados