Acidentes de trabalho na equipe de enfermagem de um hospital de ensino do paraná - brasil Reportar como inadecuado




Acidentes de trabalho na equipe de enfermagem de um hospital de ensino do paraná - brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

MARIA LUCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZI ;Ciencia y Enfermería 2007, XIII 2

Autor: IARA APARECIDA DE OLIVEIRA SÊCCO

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=370441795008


Introducción



Ciencia y Enfermería ISSN: 0717-2079 rev-enf@udec.cl Universidad de Concepción Chile DE OLIVEIRA SÊCCO, IARA APARECIDA; DO CARMO CRUZ ROBAZZI, MARIA LUCIA ACIDENTES DE TRABALHO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO DO PARANÁ - BRASIL Ciencia y Enfermería, vol.
XIII, núm.
2, diciembre, 2007, pp.
65-78 Universidad de Concepción Concepción, Chile Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=370441795008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 0717-2079 CIENCIA Y ENFERMERIA XIII (2): 65-78, 2007 ACIDENTES DE TRABALHO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO DO PARANÁ - BRASIL WORK ACCIDENTS SUFFERED BY NURSING OF A STUDY HOSPITAL IN PARANA - BRAZIL ACCIDENTES DE TRABAJO EN EL EQUIPO DE ENFERMERIA DE UN HOSPITAL DE ENSEÑANZA DE PARANÁ - BRASIL IARA APARECIDA DE OLIVEIRA SÊCCO* e MARIA LUCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZI** RESUMO Trata-se de estudo epidemiológico descritivo, de delineamento transversal, cujo objetivo foi analisar os acidentes de trabalho típicos (ATTs) registrados pelos trabalhadores de enfermagem segundo as variáveis relacionadas ao tempo, ao espaço e à pessoa e estimar indicadores de risco.
Teve como campo um hospital de ensino da região norte do Paraná (HE) e a população constituiu-se do número médio anual de 634,5 profissionais de enfermagem.
A coleta de dados deu-se por meio das 392 notificações de acidentes de trabalho do período de 1997 a 2002, entre Comunicações de Acidentes de Trabalho e Notificações de Acidentes de Trabalho com Material Biológico.
Para a análise e discussão dos resultados foi preparado banco de dados com a utilização do Programa Epi-Info versão 6.04 C.
Como resultados verificou-se que, dos 392 acidentes notificados, 89% ...





Documentos relacionados