Consumo de bebidas alcohólicas entre deficientes visuales. Reportar como inadecuado




Consumo de bebidas alcohólicas entre deficientes visuales. - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

K. N. De Freitas Macêdo ;Enfermería Global 2005, 4 1

Autor: G. R. Freitas da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=365834729009_5


Introducción



Enfermería Global E-ISSN: 1695-6141 eglobal@um.es Universidad de Murcia España Freitas da Silva, G.
R.; De Freitas Macêdo, K.
N. CONSUMO DE BEBIDAS ALCOHÓLICAS ENTRE DEFICIENTES VISUALES. Enfermería Global, vol.
4, núm.
1, mayo, 2005, pp.
1-8 Universidad de Murcia Murcia, España Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=365834729009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CLÍNICA CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE DEFICIENTES VISUAIS. ALCOHOL CONSUMPTION AMONG PEOPLE WHIT VISUAL DEFICIENCIES. *Freitas da Silva, G.
R.
y De Freitas Macêdo, K.
N. *Alunas do Curso de Mestrado do programa de PósPós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.
Participantes do Projeto de Pesquisa Saúde Ocular-UFC-CNPq.Brasil. Palavras-chaves: Deficiente visual, Prevenção, Alcoolismo. Palabras clave: Deficiente visual, Prevención, Alcoholismo. RESUMO Sabe-se que o álcool é uma das drogas mais conhecidas e usadas, sendo talvez a mais popular juntamente com o cigarro, apesar de muitas vezes não ser reconhecida como tal, por se converter em um elemento de fácil obtenção e estar atrelado à vida cultural e social das pessoas.
Objetivou-se traçar um perfil entre deficientes visuais que fazem consumo de bebidas alcoólicas.
Baseou-se em pesquisa anterior na qual foi realizado Consultas de Enfermagem à 22 deficientes visuais em uma associação de cegos na cidade de FortalezaCE, de maio-2002 a fevereiro-2003, onde se abordou questões relacionadas aos fatores de riscos para a hipertensão, contudo abordou-se o consumo de álcool como fator de risco. Destes foram agrupados aqueles que ingeriam bebidas alcóolicas, totalizando em 12 pessoas.
Como resultado, 75% dos deficientes visuais que consumi...





Documentos relacionados