Engenharia genética nos séculos xix e xx e a transgenia agrícola no século xxi Reportar como inadecuado




Engenharia genética nos séculos xix e xx e a transgenia agrícola no século xxi - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Theomai 2006, (13)

Autor: Patrícia Faraco Benthien

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Theomai ISSN: 1666-2830 theomai@unq.edu.ar Red Internacional de Estudios sobre Sociedad, Naturaleza y Desarrollo Argentina Faraco Benthien, Patrícia Engenharia genética nos séculos XIX e XX e a transgenia agrícola no século XXI Theomai, núm.
13, primer semestre, 2006, p.
0 Red Internacional de Estudios sobre Sociedad, Naturaleza y Desarrollo Buenos Aires, Argentina Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=12401302 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ENGENHARIA GENÉTICA NOS SÉCULOS XIX E XX E A TRANSGENIA AGRÍCOLA NO SÉCULO XXI Patrícia Faraco Benthien [1] INTRODUÇÃO: Tendo em vista o importante papel desempenhado pela engenharia genética a partir de seu amplo desenvolvimento nos séculos XIX e XX, pretende-se refletir, neste artigo, acerca dos significados e das conseqüências sociais, políticas e econômicas que circunscrevem o processo de transgenia na modernidade, observando, particularmente, sua utilização na agricultura.
O presente artigo trata, em um primeiro momento, de um resgate histórico do desenvolvimento da engenharia genética ao longo dos séculos XIX e XX e, em seqüência, procura-se entender quais as conseqüências econômicas e sociais da aplicação recente da transgenia na agricultura.
A realização do resgate histórico tem o intuito de perceber alguns elementos que acompanham a engenharia genética desde a descoberta da possibilidade de sua aplicação direta à vida e que, por conseqüência, são incorporados no significado atribuído à transgenia na modernidade. Visa-se não apenas ressaltar as principais descobertas científicas, mas também relacioná-las à sua aplicação política, econômica e social, como é verificado pela formação do movimento e...





Documentos relacionados