Integração curricular: o ensino médio integrado e o proeja Reportar como inadecuado




Integração curricular: o ensino médio integrado e o proeja - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Edaguimar Orquizas Viriato ;Theomai 2009, (20)

Autor: Renata Cristina da Costa Gotardo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Theomai ISSN: 1666-2830 theomai@unq.edu.ar Red Internacional de Estudios sobre Sociedad, Naturaleza y Desarrollo Argentina Costa Gotardo, Renata Cristina da; Orquizas Viriato, Edaguimar Integração curricular: o ensino médio integrado e o proeja Theomai, núm.
20, 2009, pp.
222-233 Red Internacional de Estudios sobre Sociedad, Naturaleza y Desarrollo Buenos Aires, Argentina Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=12415108013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Integração curricular: o ensino médio integrado e o proeja Renata Cristina da Costa Gotardo (UNIOESTE) Edaguimar Orquizas Viriato (UNIOESTE) Introdução Analisamos a política de integração curricular no Estado do Paraná para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos–PROEJA, estabelecendo proximidades e distanciamentos entre os Documentos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná–SEED-PR e a Legislação Nacional. O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional foi implantado no Estado do Paraná em 2004, mesmo antes da promulgação do Decreto Federal nº 5.154-2004.
Em 2005, com o Decreto 2.208-1997 já revogado, foi conferida maior validade à integração. A opção adotada pelo Departamento de Educação Profissional–DEP foi pela retomada de oferta da educação profissionali e uma “[.] política curricular (.) imbricada aos princípios pedagógicos do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia” (Ferreira & Garcia, 2005, p.
163).
Também anunciava-se a adoção de um currículo disciplinar, com base em conteúdos, no sentido de romper com a noção de co...





Documentos relacionados