As formas de intervenção do estado na área social no brasil: alguns desafios vividos pelo país no limiar do século xxi Reportar como inadecuado




As formas de intervenção do estado na área social no brasil: alguns desafios vividos pelo país no limiar do século xxi - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Reflexión Política 2010, 12 (24)

Autor: Maria José de Rezende 4209

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Reflexión Política ISSN: 0124-0781 reflepol@bumanga.unab.edu.co Universidad Autónoma de Bucaramanga Colombia Rezende, Maria José de As Formas de Intervenção do Estado na Área Social no Brasil: Alguns Desafios Vividos Pelo País no Limiar do Século XXI Reflexión Política, vol.
12, núm.
24, diciembre, 2010, pp.
6-16 Universidad Autónoma de Bucaramanga Bucaramanga, Colombia Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=11017129002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto State Intervention Forms in the Social Área in Brazil: Some Challenges Facing the Country on the Threshold of XXI Sumário Introdução.
Alguns aspectos dos padrões de intervenção pública na área social nos governos Cardoso (1995-2002) e Lula da Silva (2003-2010).
Alguns elementos indicadores das dificuldades de constituição de políticas públicas universais no governo Lula da Silva.
Considerações finais acerca das expectativas de construção de políticas públicas universais no Brasil.
Referências bibliográficas. Resumo A finalidade deste estudo é demonstrar que no Brasil, as expectativas em torno da geração de políticas sociais universais vêm acompanhadas de um amplo debate sobre a necessidade de minar os procedimentos oligárquicos.
Através de uma pesquisa documental verifica-se que nas décadas de 1990 e 2000 não ocorreu, como esperavam todos aqueles que tinham expectativas de que vigorasse no país um Estado democrático de direito, um combate diuturno às práticas patrimoniais. Demonstrar-se-á, então, que estas últimas afastam para longe as possibilidades de efetivação de políticas sociais universais, já que estas pressupõem um projeto coletivo de nação que esteja voltado para a geração de investi...





Documentos relacionados